Dados.gov

Links

Portais de dados de outros países

 

Portais Regionais

 

 

Portais Locais

 

Parlamentos

 

Portais de Organizações Internacionais

 

Entidades Participantes

 

 Portais Internacionais de reutilização de dados

  • Media

 

Information is Beautiful - Portal criado pelo "data journalist" britânico David McCandless.

The Guardian - O jornal inglês disponibiliza um vasto conjunto de informação obtida através da reutilização dos dados existentes no portal britânico de "open data". 

BBC - O canal estatal de televisão britânico construíu dezenas de gráficos e mapas interativos com uma grande diversidade de matérias reutilizando informação pública.

Le Monde - Data blog do maior jornal francês.

die Zeit - Data blog do jornal alemão.

 

  •  Energia

 

Energy.publicdata.eu - Portal criado pela Open Knowledge Foundation a partir da reutilização de informação estatística publicada pelo Eurostat. A informação encontra-se disponibilizada num gráfico interativo com diversas temáticas dentro da área da energia no contexto europeu.

 

  • Agricultura

 

Land Matrix - portal internacional que possui a maior base de dados do mundo relativamente aos negócios que envolvem a aquisição de terras para agricultura.

 

  • Investigação Científica

 

Science Commons - O portal "Science Commons" foi criado pela "Creative Commons" e procura dar um novo sentido de utilidade aos resultados obtidos em laboratórios de investigação científica.  

Creative Commons - Portal que disponibiliza dados científicos e técnicos.

Panton Principles - "Panton Principles" é um portal que disponibiliza um conjunto de recomendações sobre como tornar a informação científica verdadeiramente livre e aberta.

 

 

  • Ambiente

 

SandBag - Aplicação que permite compreender o nível das emissões de gases poluentes na Europa.

 

  • Astronomia

 

Github - Portal criado pela NASA e pela USGS que utiliza "open planetary data" mas mapear a superfície do planeta Marte.

 

  • Legislação

 

The evolution of European Union legislation - aplicação que permite fazer uma breve análise da evolução da legislação europeia desde 1950.

 

  • Economia

 

Open Economics - Portal criado pela Open Knowledge Foundation que disponibiliza informação económica de dferentes países e regiões do mundo.

Open Spending - Portal que procura acompanhar todas as transações finaceiras feitas por governos em todo o mundo.  

Where Does My Money Go - Portal desenvolvido pela Open Knowledge Foundation que permite aos contribuintes sabes onde são aplicados os seus impostos.

 

  • Empresas

 

Open Corporates - Projeto de reutilização de informação que participou no concurso Apps for Italy e que recebeu uma menção honrosa na categoria "Aplicações".

Znasichdani.sk - Aplicação vencedora do "Open Data Challenge" que permite saber quem faz negócios com o Estado.

 

  • Ajuda Pública ao Desenvolvimento

 

International Aid Transparency Initiative - Portal em versão beta criado pela "Open Spending" e que disponibiliza gráficos interativos relativamente à ajuda pública ao desenvolvimento.

IATI - Iniciativa internacional que procura tornar a informação relativa à ajuda pública ao desenvolvimento de fácil acesso e compreensão.

Open Aid - Portal sueco de open data relativo à ajuda pública ao desenvolvimento.

 

  • Direitos Humanos

 

Gapminder - Gapminder é uma entidade sueca sem fins lucrativos que se dedica à promoção de um desenvolvimento mais sustentável e à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) estabelecidos pelas Nações Unidas.

 

  • Cultura

 

Europeana - A Europeana recolhe informação em formato digital de bibliotecas, galerias, arquivos e museus por toda a Europa.

 

  • Bibliotecas

 

Biblioteca Nacional Suíça

 

  • Fundações

 

Open Knowledge Foundation - Uma das entidades mais relevantes a nível mundial no que diz respeito à reutilização de informação pública, partilha de conhecimento e "open source".

Open Knowledge Foundation Lab - Espaço de experimentação e divulgação de novos projectos que promovam a partilha de inovações, informação e conhecimento.

Open State Foundation - Fundação que procura promover uma maior transparência, responsabilidade e transparência políticas em toda a Europa através da reutilização e análise de informação.

Sunlight Foundation - Fundação que procura promver uma maior abertura e transparência dos governos ao mesmo tempo que desenvolve novos ferramentas para os media e cidadãos.

 

  • Monitorização da actividade parlamentar



It´s Your Parliament - Portal criado por Niels Erik Kaaber Rasmussen e que permite ter uma visão única e interativa sobre as orientações de voto dos deputados eleitos para o Parlamento Europeu.

Sejmometr - Portal polaco

They Work For You - Portal britânico

Folkets Ting - Portal dinamarquês

Openparlamento - Portal italiano

 

  • Assuntos políticos

 

Mappe Elettorali - aplicação que reutiliza a informação dos atos eleitorais em Itália, tendo sido premiada no concurso Apps for Italy na categoria "Visualização de Informação".

Open States - portal norte-americano em versão beta que disponibliza informação sobre os agentes políticos locais e nacionais, assim como sobre as políticas adoptadas.

 

  • Open Data

 

Is it Open Data? - Portal ainda em versão beta criado pela Open Knowledge Foundation para permitir ao utilizador comrpeender até que ponto a informação que procura está verdadeiramente aberta, disponível e de livre acesso.

School of Data - Projeto criado pela Open Knowledge Foundation e pela Peer 2 Peer University que disponibiliza formação on-line para a aquisição de competências na utilização de dados abertos.

DBpedia Italiana - aplicação que reutiliza informação obtida na versºao italiana da Wikipédia e que foi premiada no concurso Apps for Italy na categoria "Open Data".

Big Clean - Portal que pretende disponibilizar ao utilizador comum competências para a reciclagem de informação pública.

Fundación Cidadana Cívio - Fundação espanhola  que procura fomentar a transparência dentro da administração pública espanhola, possibilitar o acesso à informação pública e promover uma cidadania ativa e interventiva.  

 

Entidades responsáveis pelo Dados.gov 

 

 

« Voltar

Perguntas Frequentes

Novos tutoriais