Dados.gov

Perguntas Frequentes

 

1- O que é o Dados.gov?
O Dados.gov é um portal onde está publicada e agregada informação produzida pela Administração Pública para que possa ser lida e reutilizada por qualquer cidadão. O principal objetivo do Dados.gov é fomentar a transparência e dar relevo à informação produzida pela Administração Pública. A reutilização da informação é, igualmente, um dos pilares essenciais da criação do Dados.gov, ajudando na criação de novas ferramentas para fornecer um novo uso aos dados em bruto produzidos pela Administração Pública.

2- Quem são os destinatários do Dados.gov?
O Dados.gov destina-se a todos os cidadãos que queiram aceder à informação pública de várias entidades. Ainda assim, alguns conteúdos públicos poderão ser de relevante interesse para empresas ou universidades que desejem trabalhar a informação disponibilizada para diversos fins.

3- Quem é que disponibiliza a informação?
A informação contida na base de dados do portal será disponibilizada voluntariamente pelos diversos organismos da Administração Pública.

4- Como estão disponíveis os dados?
Os dados estão disponíveis em diferentes formatos eletrónicos, inseridos num catálogo onde a pesquisa contém diversos critérios de forma a simplificar a sua procura.

5- O que são as "Aplicações"?
As aplicações são a face mais visível do que se entende por reutilização da informação. Através dos dados que são publicados no Dados.gov, é possível criar inúmeras funcionalidades recorrendo às novas tecnologias para tal. As aplicações inseridas no Dados.gov constituem, portanto, uma transformação da informação inicial na criação de novas soluções e produtos de interesse geral para os cidadãos. Alguns exemplos de aplicações mais comuns no quotidiano são as aplicações para smartphones ou os widgets para serviços digitais de televisão por cabo.

6- De que modo é que posso participar no Dados.gov?
Os utilizadores do Dados.gov são uma peça chave no desenvolvimento deste portal. Na secção "Participe" é possível o cidadão deixar a sua ideia para uma base de dados que ainda não esteja disponível ou indicar aplicações a desenvolver tendo em conta os dados já disponíveis. Para além disso, cada base de dados pode ser votada de acordo com o interesse de cada cidadão. Esta votação permitirá a novos utilizadores compreender rapidamente quais os conjuntos de dados que têm suscitado mais interesse.

7- Em que consiste a página "Programadores"?
A secção "Programadores" é direcionada para os utilizadores especializados na criação das aplicações. Aqui podem ajudar a desenvolver novas aplicações a partir de ideias sugeridas pelos cidadãos e, para isso, têm um conjunto de tutoriais que auxiliam na criação dessas aplicações.

8- Existem exemplos internacionais deste projeto?
São vários os países que já dispõem de um portal como o Dados.gov, agregando informação produzida pela Administração Pública. Os pioneiros neste âmbito foram os Estados Unidos da América (www.data.gov ) e o Reino Unido (www.data.gov.uk), sendo estes os portais de referência. Outros países como Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Irlanda, Nova Zelândia ou Noruega são bons exemplos de portais de Governo Aberto.

9- Que regras existem para a reutilização da informação disponível?
A reutilização da informação do Dados.gov está sujeita ao cumprimento das regras presentes na "Licença de utilização de dados do portal Dados.gov".

 

 

 

« Voltar

Perguntas Frequentes

Novos tutoriais