Dados.gov

Encontro Open Source Portugal junta iniciativas nacionais

Agendado para 30 de maio, na Universidade Lusófona, o evento conta a participação da AMA e promete reunir iniciativas nacionais nos vários domínios do open source e open data.
25.05.2016
#

Reunir iniciativas nacionais nos vários domínios do open source e promover sinergias é o grande objetivo do Encontro Open Source Portugal, agendado para o próximo dia 30 de maio na Universidade Lusófona.

No programa do evento estão previstas intervenções em vários temas do universo open source e open data.

É precisamente na temática da abertura de dados que a AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP - vai enriquecer o debate do evento com uma apresentação sobre «Dados Abertos na Administração Pública», a cargo do responsável da AMA, André Lapa. Uma intervenção que aprofundará o Open Government e as políticas de Open Data no contexto do trabalho desenvolvido na Administração Pública central nos últimos anos.

Na temática da abertura de dados o evento contará ainda com intervenções de organizações da sociedade civil e da academia, explorando tópicos como: «Open Data em Portugal: O que se fez e o que falta fazer» (Transparência Hackday Portugal/Open Knowledge Portugal); «Dados Abertos Ligados para máximas utilização e reutilização» (CCG/UMinho); e «Making Innovation and Data Open» (Beta-i).

Mas o programa do encontro está longe de se esgotar na temática dos dados abertos. A agenda do encontro abrange diversos outros temas que se enquadram na cultura open source, incluindo Open Source Software, Open Hardware, Open Health, Open Materials, Open Biology, Open Design, Open Knowledge e Cultura Livre, entre outros.

O evento é organizado pela Artica no âmbito das atividades da European Maker Week. A entrada é livre mas exige registo na página do site da makerfaire week.

 

Siga o Dados.Gov.pt no Facebook e no Twitter.

« Voltar

Perguntas Frequentes

Novos tutoriais