Dados.gov

AMA publica conjunto de guias nacionais de dados abertos

A AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP disponibiliza, a partir de hoje, um conjunto de guias nacionais de dados abertos, contemplando duas edições dedicadas ao tema.
22.11.2016

A AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP disponibiliza, a partir de hoje, um conjunto de guias nacionais de dados abertos, contemplando duas edições dedicadas ao tema: o Guia de Introdução aos Dados Abertos e o Guia de Dados Abertos.

O Guia de Introdução aos Dados Abertos é um documento mais dirigido a leigos ou interessados que pretendam aprofundar conhecimento sobre o tema dos dados abertos.

Mais completo, o Guia de Dados Abertos é a publicação oficial sobre a temática da abertura de dados do sector público, abordando várias questões teóricas e práticas pertinentes para o desenvolvimento do open data em Portugal: introdução e contextualização dos movimentosopen, o potencial dos dados abertos, processos de abertura de informação, formas de reutilização e introdução às questões técnicas, são alguns dos temas referenciados.

É um documento que se pretende que seja útil para as diversas partes interessadas do ecossistema de dados abertos em Portugal, sejam organismos públicos, universidades, jornalistas, ou cidadãos e empresas interessados em reutilizar (ou escrutinar) informação pública.

Estes dois guias foram editados e produzido pela AMA no âmbito das suas responsabilidades de promoção e desenvolvimento de políticas de dados abertos para a Administração Pública, o que inclui a gestão do portal nacional de dados abertos - dados.gov. Inserem-se também numa rede europeia de "Localised Guides", e beneficiam do trabalho desenvolvido pela AMA enquanto participante na rede europeia temática SHARE-PSI 2.0 (um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia).

Links:

Guia de Dados Abertos | Guia de Introdução aos Dados Abertos

« Voltar

Perguntas Frequentes

Novos tutoriais