Dados.gov

Dados.gov - migração para nova infrastrutura

A plataforma tecnológica em que corre o dados.gov irá ser atualizada no final do mês de Abril
14.03.2018

Conforme o estipulado pela medida Simplex "Dados Abertos +", do Programa Simplex+2017, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) irá evoluir o actual portal nacional de dados abertos - dados.gov - para uma nova plataforma.

 

Esta evolução acompanhará uma mudança de paradigma no funcionamento da plataforma central de dados abertos da administração pública em Portugal, transformando  o dados.gov num portal aberto para partilha de dados, recursos e reutilizações de dados por qualquer entidade ou pessoa. Servirá também para reforçar as competências de catálogo do portal central, agilizando as funcionalidades de agregação e indexação de outros portais públicos, sejam sectoriais, locais ou temáticos. 

Esperamos que a maior facilidade de carregar e indexar dados, de submeter contribuições, promover troca de ideias, e gerir perfis no novo portal, entre outras funcionalidades, seja um forte contributo para o crescimento da oferta e evolução da área de dados aberto em Portugal.

 

Este mudança de paradigma, e reforço do papel dos fornecedores de dados, implica também que sejam descontinuamos os serviços de fornecimento de dados do actual portal. Na prática, mantém-se a disponibilização de ficheiros localmente, ou referenciação dos serviços externos ao dados.gov, aliviando assim a carga de processamento do portal. De qualquer forma, o acesso a descarregamento e fornecimento de dados no novo portal continua a ser totalmente possível através de uma API.

 

Toda a informação disponibilizada atualmente em dados.gov continuará a estar presente no novo portal, a AMA irá migrar todos os datasets em versão XML e no formato do ficheiro originalmente carregado, caso exista. As entidades fornecedoras de dados continuarão a poder carregar ficheiros diretamente na plataforma, ou disponibilizar a informação de forma remota, caso prefiram. Os reutilizadores de dados poderão continuar a aceder aos mesmos de forma automática, mas deverão utilizar a nova API, a disponibilizar na altura do novo lançamento, que está previsto para final deste mês - mais informação, brevemente. Caso tenha alguma dúvida, poderá enviar um e-mail para dados@ama.pt, ou ligar para 21 7231200.

« Voltar

Perguntas Frequentes

Novos tutoriais